16 de mar. de 2012

Uma viagem jornalística pela Venezuela



Desde as 4h da manhã a equipe estava reunida em frente a Tv Universitária rumo a um grande desafio, 4 dias, 5 matérias entre elas: cultura, culinária, política e curiosidades de um lugar que estavamos visitando pela primeira vez. Além de estar pela primeira vez na Venezuela, a viagem tinha um peso maior para mim, recém formada em jornalismo, tinha sido contratada para afunção de produtora de rede da Tv Universitária.  A função é estar responsável pelas matérias locais enviadas para a rede nacional.
O trabalho começa bem antes de pegar a estrada, precisamos saber onde vamos ficar, quantos quilometros vamos rodar e quem vamos entrevistar , devemos estar preparados para o inusitado e o que não está programado. No roteiro devem conter informações essenciais, e uma mapeamento de imagens que não devemos perder, pois para a televisão imagem é tudo.
 ESPERANZA JIMENEZ – VICE –PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DO MUNICÍPIO DE GRAN SABANA


Todo o equipamento deve estar registrado com a polícia Federal, uma carta do consulado venezuelano para nos respaudar, documentos com direito de imagens devem estar a mãos. Todos os membros da equipe devem estar credenciados. Para entrar na Venezuela, o brasileiro não precisa de passaporte, apenas a Carteira de identidade dá a possibilidade de visitar todo o país ( outro documento oficial com foto como carteira de trabalho e carteira de motorista não é permitido). Uma longa fila para pegar a permissão para passar um mês no país. Após a demora, entrevistas com políticos favoráveis e contra o atual presidente Cháves e a opinião dos que moram lá sobre o ano eleitoral.

Santa Elena do Uairen - Venezuela


Após 12h de trabalho, ficariamos em uma pousada descansando até as 02h da madrugada para pegar a estrada novamente.

Em Santa Elena do Uairén - Venezuela

O jantar: Um sanduiche típico da Venezuela O pepito.

Em um posto de gasolina em Upata - Venezuela




Estrada - Rumo a Porto Ordaz - Venezuela

Pela manhã abastecer o carro. Encher o tanque com menos de 10 reais.
Na Venezuela não existe políticas públicas para os animais, muitos cachorros e gatos nas ruas, atrapalhando o trânsito e podendo causar acidentes. Muito triste.

Rumo a Porto Ordaz - Venezuela

O tempo era curto e comer na estrada era a opção mais rápida. Um deliciosa Empanada de Pollo.  Um tipo de pastel com frango com batatas e um tempero amarelo.

Peligro 

A estrada era muito perigosa e para a viagem era necessário cautela, passavamos muito tempo dentro do carro, porém as paisagens eram lindas.




Poliesportivo Cachamay

Chegando em Porto Ordaz - e demos de cara com o estádio de Futebol Cachamay. A última vez que o Brasil jogou por aqui foi na copa América.








A série de reportagem feita pela equipe Universitária está prevista para passar nas próximas semanas. Realizar um trabalho desses com uma equipe pequena é um grande desafio. Para mim, um grande aprendizado. No fazer jornalismo os prós seriam ver a história acontecer com seus próprios olhos, conhecer todos os tipos de lugares e pessoas, a possibilidade de poder trabalhar em qualquer lugar do mundo. E nessa viagem tive a oportunidade de exercer isso. Os contras são nao ter hora ou dia para nada, carregar muito peso, alta competitividade e salários baixos. É uma profissão para quem tem paixão. Tenho pouca experiência, mas tenho essa paixão. E assim espero ir longe no jornalismo.


No próximo post, a viagem continua.

Nenhum comentário: